sexta-feira, 27 de março de 2009

Novos desafios aos líderes

- Rapidez e agilidade são essenciais;
- Precisam de novas formas de diagnosticar e de resolver problemas complexos;
- Ruptura com o passado: urgência de soluções inovadoras;
- Precisam criar uma visão e atingir metas muito além do problema inicial: expandir "paredes organizacionais";
- Necessidade de pensar a longo prazo, apesar das pressões para vencer a curto prazo e das incertezas a respeito do futuro.

Liderança é um termo para o qual cabem muitas definições, em geral envolvendo dinâmicas do funcionamento de grupos e a capacidade de influenciar comportamentos. Muitos dos conceitos também envolvem os mecanismos e os resultados obtidos pelo líder ou pelo grupo, e raramente podem ser transmitidos e transformados em ação por intermédio de um simples curso ou estudo: o líder se desenvolve, a liderança não pode ser simplesmente adquirida.

Administradores que são verdadeiramente líderes, e não apenas chefes, têm algumas características em comum:


• Usam muito mais a capacidade de influência do que o poder de comando;
• Sabem ouvir cada integrante da equipe e fazer uso das informações que recebem;
• Não micro-gerenciam a execução das tarefas, nem criam dependências desnecessárias (no estilo “quero carimbar todos os documentos que você for enviar”);
• Confiam na equipe e procuram fazer com que a equipe confie nele;
• Valorizam opiniões e perspectivas de outros;
• Comunicam claramente à equipe e ao público interno quais os objetivos e metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário