terça-feira, 31 de março de 2009

Liderança Servidora

Nada É Mais Poderoso Do Que Uma Idéia Cujo Momento Finalmente Chegou.

O que as organizações bem
sucedidas abaixo têm em comum ?

- Southwest Airlines
- Baptist Health
- Starbucks
- Marriott
- Wal*Mart
- Medtronic

Resposta: Uma responsabilidade atraente.

Liderança é interferir seriamente na vida de outras pessoas.
-> Max DePree

O que é Liderança?
É a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo a fim de atingir metas para o bem comum, com um caráter que inspire confiança.

O que é uma habilidade?
É algo que se aprende ou adquire.

Liderança Não é Gerenciamento.

Liderança é influência, nada mais, nada menos.
-> John Maxwell


O que é Liderança? É um processo de influenciar.
-> Ken Blanchard

O que é Caráter?
“É a pessoa que você é, no escuro, quando ninguém está olhando.”
-> Dwight Moody

Quem foi o maior Líder de todos os tempos ?

Se Liderança trata de influência, qual foi o líder que teve a Maior Influência sobre as pessoas, em toda a história da humanidade ?

O que esta pessoa disse a respeito de Liderança ?

Aquele dentre vós que quiser ser o líder tem que ser, antes, o Servidor.
Se quiser liderar, você tem que servir.


-> Jesus Cristo

O que é Poder ?
É a habilidade de forçar ou obrigar outros a fazer a sua vontade, mesmo que eles não queiram, por causa da sua posição de poder.

O que é Autoridade ?
É a habilidade de conseguir que as pessoas realizem a sua vontade, de bom grado, pela sua influência pessoal.

Amor

O que é que Amor tem a ver com isto?

Eu não tenho que gostar dos meus colegas e
funcionários, mas como o seu Líder eu tenho que amá –los.
E acreditem, se quiserem,
O meu amor será inexorável !

-> Vince Lombardi

Definição do Amor
O(s) ato(s) de dedicar-se aos outros, através da identificação e do atendimento às suas necessidades legítimas, buscando o seu maior benefício.

Intenções - Ações = NADA

Intenções + Ações = VONTADE

Esta é a proposta

No fim das contas é o seguinte:

“Eu vou decidir ser um Líder Servidor ou um Líder a Ser Servido ?”


segunda-feira, 30 de março de 2009

Liderança e a tomada de decisões



Algumas características dos líderes, podem ser muito mais difíceis de desenvolver, e que não pode se deixar de valorizar se deseja se aperfeiçoar: as relacionadas à tomada de decisões. Veremos a seguir os detalhes sobre as principais delas.

Líderes tomam decisões. Em organizações é comum que as pessoas prefiram não tomar decisões, se não forem obrigadas. Elas preferem rotinas, mecanismos, regras e processos com resultados conhecidos. É há uma razão para isso: processos conhecidos e decisões mecânicas reduzem mesmo o stress e conduzem a resultados conhecidos, de forma mecânica e burocrática (no bom sentido weberiano). Entretanto, nem sempre as condições necessárias ao uso dos processos conhecidos estão disponíveis, e aí as decisões precisam ser tomadas. Dizem que o poder é de quem o exerce, mas a responsabilidade de decidir também é de quem lidera, e assim as mudanças disruptivas e urgentes precisam ser tratadas por *alguém*. Neste contexto, portanto, a liderança é a característica da pessoa que no calor dos acontecimentos aceita a carga adicional de tomar decisões, muitas vezes tendo de escolher entre diversas opções ruins e sem dispor de todas as informações necessárias.

Líderes assumem suas responsabilidades. Decidir seria bem mais fácil, se nos casos de falha pudéssemos sempre colocar a culpa nos outros. Isto não é assumir a responsabilidade de liderar. Não pode nem mesmo ser chamado de liderar: o chefe acaba virando um despachante, um feitor, capataz de sua equipe - um nível hierárquico desnecessário e um risco permanente para a organização e para as pessoas cujos resultados dependem dele.

Líderes promovem a ação. Muita gente tem opiniões fortes sobre como resolver absolutamente qualquer problema, e mesmo assim os problemas delas continuam sem solução. Neste contexto, liderança significa também saber ir além, e de fato *fazer algo*.

Líderes eficazes. garantem que suas equipes resolverão os problemas, e líderes efetivos asseguram que ao resolver os problemas, o ambiente mudará de forma favorável aos seus objetivos.

Líderes valorizam as suas equipes. Líderes investem na formação de boas equipes, na obtenção dos recursos necessários, e na criação do clima organizacional adequado. Eles não têm medo de que algum dos integrantes de suas equipes possam tomar seu lugar: pelo contrário, eles estão constantemente formando 1 ou 2 substitutos, porque sabem que um verdadeiro líder sempre têm grandes chances de ser movido para desafios maiores em suas organizações. Eles dizem pouco “Eu” e muito “Nós”, e valorizam os pontos fortes de seus liderados.

Um bom líder consegue incutir em cada membro da equipe a idéia de que as metas pelas quais eles estão trabalhando são deles mesmos, e não de alguma entidade abstrata e sem face. O verdadeiro líder confia na capacidade de decisão de sua equipe, e trabalha constantemente para ter condições de apenas definir a missão e as diretrizes, saindo então do caminho e deixando a equipe trabalhar.

Líderes não acreditam cegamente em fórmulas prontas. Isto não é uma licença para constantemente reinventar as bases de tudo: é preciso ter bom senso e uma perspectiva racional. Mas os mecanismos funcionais e práticas tradicionais têm seu lugar, e o líder precisa saber reconhecer a eventual necessidade de se desviar do caminho já trilhado.