segunda-feira, 13 de abril de 2009

Conhecendo James C. Hunter



James C. Hunter autor do best-seller “O Monge e o Executivo”, realizou uma palestra no Diamond Convention Center sobre os princípios da liderança servidora. Hunter é consultor da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, em Michigan nos Estados Unidos, onde mora com a esposa e a filha. Com mais de 3 anos de experiência na área, Hunter é bastante solicitado como instrutor e palestrante. No Brasil, ele já realizou 42 palestras em 25 cidades brasileiras. Ele também é autor do livro "Como se tornar um líder servidor", que mostra de maneira simples, concisa e clara como colocar em prática os princípios da liderança servidora. Em entrevista, Hunter falou sobre os princípios da liderança, como reconhecer um bom líder e a diferença entre autoridade e poder.


O que o motivou a escrever o livro “O Monge e o Executivo”?
Hunter: Foi minha filha. Ela tinha 1 ano na época e pensei que deveria escrever uma história para que ela, quando crescesse, pudesse entender sobre o que ensino. Aliás, eu não me considero um autor, mas sim um educador.


Como as empresas identificam um bom líder?
Hunter: O grande problema é que as empresas não investem nisto. O que acontece, na maioria dos casos, é que as empresas pegam o melhor vendedor e o transformam em gerente. Assim, este vendedor vira um péssimo líder, pois ele não consegue gerenciar nem inspirar ninguém.


É possível mudar um chefe?
Hunter: Não se pode querer mudar as pessoas. Você que tem que mudar. As pessoas tem mania de querer mudar o mundo, mas não a si mesmo.


Qual a diferença entre autoridade e poder?
Hunter: Um dos fundadores do socialismo, Max Weber, falou desta diferença e estes conceitos são usados até hoje. Poder é fazer para não ser reprimido. Autoridade é usar suas opiniões para influenciar os outros a fazer o que você quer. Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Martin Luther King, Nelson Mandela, foram líderes que utilizaram a autoridade.


Quais são os obstáculos para um grande líder?
Hunter: O maior obstáculo é o ego. Mas, tem também a falta de humildade, preguiça e falta de informação. Ser um grande líder leva tempo.


Como você utiliza estes ensinamentos da liderança servidora?
Hunter: Eu mesmo trabalhei muito para incorporar estes princípios. Hoje sou melhor do que era antes. A chave é praticar e crescer. Você não aprende liderança em um livro. Você aprende na prática. O livro serve para dar dicas de como ser melhor. Conheço pessoas que sabem tudo sobre liderança, mas não são bons líderes. Justamente porque não colocam os ensinamentos em prática.

Obras de James Hunter

O Monge e o Executivo: uma História sobre a Essência da Liderança


Sinopse: Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado.


Dados Técnicos:
Ano: 2004
Número de páginas: 144

Como se Tornar um Líder Servidor

Sinopse: Com 700 mil exemplares vendidos, O monge e o executivo se tornou um dos mais influentes livros sobre liderança já publicados no Brasil, disseminando conceitos inovadores que estão sendo debatidos e adotados por empresas, universidades, escolas, famílias e indivíduos em todo o país. O novo livro de James C. Hunter, Como se tornar um líder servidor, tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho.

Um comentário:

  1. * (...) hoje, após muitos anos, nos quais, adquiri experiências "na" Excelência "no" Caráter de *LIDERANÇA *SERVIDORA... Atualmente sou *Muitíssimo Grato e com GRATIDÃO, ao sr. Hunter, digo desta forma porque muita gente diz "Obrigado", mas não com o "Espírito de Gratidão" - ao Sr. James C. Hunter, que proporcionou e todavia continua estabelecendo crescimento e maturidade para desenvolvermos com *Atitude "no" SERVIR cada vez Melhor com o Melhor que DEUS nos concedeu - entre DONS e TALENTOS, e também a Vontate e a Inteligência para conquistar VIRTUDES e VALORES.
    "Sou" e "Estou" como Diretor e Proprietário de uma Empresa, cuja *Missão é o *Ser *Humano, isto é, *Cada *Pessoa; seja esta Física ou Jurídica.
    *LEIA COM DEDICAÇÃO E SE NECESSITAR ENTRE EM CONTATO:
    www.sanitasintegratishumanus.com
    www.terapiaholistica-pos-trauma.blogspot.com.br
    Cordial Abraço.
    Paulo Henrique Canôas De Munno.

    ResponderExcluir